Mobilidade
A mobilidade está sofrendo mudanças transversais devido à situação dos veículos tradicionais movidos por energia fóssil. Dentro desta área, temos grandes desafios, tais como a autonomia e segurança dos veículos, a gestão inteligente do tráfego e a condução autônoma.
A indústria automotiva está sofrendo algumas mudanças inéditas. A adoção de novas tecnologias, como a mobilidade elétrica e por hidrogênio criam oportunidades interessantes para todos os indivíduos. Mudanças que sempre devem ser tomadas do ponto de vista da sustentabilidade, tendo como fonte as energias renováveis.
Um dos pontos mais importantes está centrado na autonomia dos veículos através do uso de baterias de alta potência e autonomia. Relacionado com estas estão os pontos de recarga, um fator crucial para a expansão desta tecnologia e que se baseia em dois níveis, por exemplo, pontos de recarga privados, para as residências, e pontos de recarga públicos. Além disso, o novo paradigma que vem junto com as cidades inteligentes dedica muitos espaços a pedestres, bicicletas e outros tipos de veículos elétricos que fomentam uma vida mais saudável e reduzem as emissões.
A entrada em cena da inteligência artificial permite o surgimento de uma nova era na mobilidade: a mobilidade inteligente. Esta tendência promove a sustentabilidade, já que permite haver uma gestão muito mais eficiente de todos os recursos e processos. Os veículos têm sido especialmente beneficiados pela conectividade (IOT), tanto no espectro individual quanto no coletivo. Graças a este modelo, foi aumentada a eficiência da infraestrutura do transporte, contando com sensores para compilar dados, monitoramento em tempo real e sistema de sinalização que se adapta às condições do tráfego a cada momento, envolvendo a população através do acesso por dispositivos móveis.
Todas estas tecnologias comentadas anteriormente provocarão efeitos visíveis a curto e longo prazo: a redução de emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera, a redução da poluição sonora e das emissões de calor, a redução do tempo de deslocamento, entre muitos outros.