Iluminação pública
A iluminação pública é um dos serviços mais importantes que os municípios oferecem aos seus habitantes. Graças a tecnologia LED, está ocorrendo uma grande mudança mundial em relação à eficiência energética, fazendo com que os municípios possam economizar dinheiro e redirecionar esta economia a outras áreas bastante importantes para a população.
A iluminação noturna dos espaços públicos é indispensável para o desenvolvimento da vida nos ambientes urbanizados, pois embora a circulação de pessoas diminua em comparação ao dia, ela não para, especialmente nos centros urbanos maiores. Trata-se de um dos elementos chave da segurança pública e proporciona um clima propício à mobilidade, permitindo o deslocamento a qualquer momento. A transformação energética surge, em grande parte, por conta da iluminação pública, que é um dos principais desafios a serem enfrentados do ponto de vista ecológico pelas cidades inteligentes.
A iluminação tradicional consome uma grande quantidade de recursos, não satisfaz as necessidades de iluminação em todas as áreas devido ao mau planejamento no passado e, além disso, requer atenção e altos custos de manutenção por causa das frequentes falhas. A transformação defende um modelo de iluminação pública que consome a menor quantidade possível de energia, mas sempre garantindo uma ótima iluminação para o uso de todas as pessoas.
Os focos de luz também foram a base para o desenvolvimento de outras tecnologias dentro do paradigma das cidade inteligentes: o sensoriamento urbano e a coleta de informações importantes, a IOT (Internet das coisas), que permite que as luminárias se comuniquem entre si e sejam programadas a distância para uma adaptação completa da luz, e a segurança através da instalação de câmeras modernas. Estas são algumas das tecnologias que se apoiam na iluminação pública.