Armazenamento de energia
O armazenamento de energia se tornou um dos maiores desafios da nossa era. Em um mundo em que o consumo de energia aumenta e enfrentamos uma mudança de paradigma dos modelos energéticos fósseis para modelos renováveis, o armazenamento de energia é o eixo sobre o qual toda esta mudança gira.
O armazenamento de energia é um elemento muito importante, uma vez que é o responsável por fornecer toda a segurança e disponibilidade da energia captada através das fontes renováveis. Ele é tão importante que tem potencial suficiente para mudar tanto o setor elétrico quanto a usabilidade de todos os sistemas relacionados com ele. Na NextCity Labs® continuamos avançando na busca de novas tecnologias de armazenamento que continuem apoiando a expansão das energias renováveis.
As necessidades de armazenamento vem de todos os níveis: pessoas, moradias, comércios e indústrias têm demandas crescentes de energia e é necessária uma completa disponibilidade dela. Por isso, é muito importante que este armazenamento seja ON e OFF grid. É crucial para áreas remotas onde não há infraestrutura elétrica e também é importantíssimo como backup da rede principal, que cada vez mais será dependente do clima e das características do meio ambiente. Este campo tem impulsionado efeitos indiretos muito positivos no restante das aplicações estacionárias, especialmente na gestão da rede elétrica. O armazenamento pode fazer da rede elétrica uma instalação mais robusta, evitando sobrecargas térmicas, o que por sua vez permite evitar gastos com novas infraestruturas de transmissão e distribuição de energia, também promovendo a segurança energética.
Para que os sistemas elétricos alimentados por energias limpas funcionem em sua melhor forma e para alcançar um nível de sustentabilidade de acordo com os novos modelos ambientalmente responsáveis amparados no âmbito da filosofia Smart City, é preciso implantar os sistemas de armazenamento de energia mais sustentáveis disponíveis no mercado.
Existem diversos tipos de armazenamento de energia, mas um dos mais eficientes e mais utilizados hoje em dia são os baseados em lítio. Graças às pesquisas químicas, houve muito progresso no assunto, sendo desenvolvidos sistemas muito mais apropriados que o íon-lítio. O lítio ferro fosfato (LiFePO4) é a tecnologia que está tendo maior aceitação internacional, tanto em nível doméstico quanto em projetos de armazenamento massivo. Isto ocorre devido a sua alta segurança, grande eficiência, inclusive em temperaturas altas, e uma vida útil mais longa que outras tecnologias existentes. Destaca-se também a tecnologia de titanato de lítio (Li2TiO3), cuja vida útil é ainda maior que a anterior e também tem um ótimo desempenho em ambientes com temperaturas muito frias. Sem sombra de dúvidas serão estas duas tecnologias que marcarão o futuro nos próximos anos.
Também vale destacar que estes sistemas de armazenamento vêm para melhorar os sistemas tradicionais na questão ambiental, graças a uma importante redução dos elementos poluentes e algumas políticas de reciclagem mais estritas, das quais todos devemos fazer parte.